sábado, 10 de novembro de 2012

Origens do Seguro

A ideia de seguro já existia na pré-história essencialmente como forma de solidariedade e cooperação, na qual as consequências dos danos eram repartidas pelos membros do grupo.


Foi a partir do século XII com a preocupação com o transporte marítimo, tendo por base interesses económicos, que surgiu a ideia de garantir o funcionamento da economia por meio do seguro, pois o comércio exterior era feito por mar.


O banqueiro comprava o barco e as mercadorias transportadas, se o navio naufragasse o dinheiro adiantado era o preço da compra, se chegasse intacto ao seu destino, a clausula de compra se tornava nula e o dinheiro era devolvido ao banqueiro, acrescido de uma quantia como rendimento do empréstimo feito. Toda esta filosofia tem se vindo a desenvolver até aos dias de hoje.


O primeiro contrato de seguro (seguro de transporte marítimo) nos moldes actuais foi firmado em 1347, em Gênova, com a emissão da primeira apólice. 

Grande contributo para os seguros foi dado também pela teoria das probabilidades desenvolvida por Pascal em conjunto com a estatística que veio permitir que os valores pagos pelos prémios de seguro puderam ser calculados de forma mais justa....




Ser feliz


Ser feliz depende do modo como queremos viver!

Em contagem decrescente para o final do ano, fica a memória de uma noite bem passada na Feira Nacional da Agricultura em Santarém no Concerto de Pablo Alborán!



O momento alto foi sem dúvida quando a Carminho entrou em palco!