sábado, 25 de março de 2017

"Inimigos uma história de amor"

Resultado de imagem para inimigos amor

Pelo relato de Isaac Bashevis Singer, conhecemos a aventura de Herman Broder, cuja família desapareceu no holocausto nazi na Polónia e que escapou à morte escondido num celeiro durante dois anos. Broder vive agora em Nova York com a sua segunda mulher, Yadwiga, a camponesa polaca que fora sua criada e o ajudou a fugir. Aqui tem um caso com Masha, outra sobrevivente do Holocausto. Subitamente descobre que a sua primeira mulher sobreviveu e se encontra também na América.

"Herman não retorquiu logo. «Todos os que passaram por tudo o que eu passei, já não fazem parte deste mundo» disse finalmente.
«Clichés, palavras vazias. Você faz tanto parte deste mundo como todos nós. Pode ter estado a um passo da morte milhares de vezes, mas desde que esteja vivo, come, ande e, desculpe vá à casa de banho, então você é carne e sangue como toda a gente. Conheço centenas de sobreviventes de campos de concentração, alguns deles estiveram perto dos fogos crematórios - e estão aqui, na América, conduzem carros, fazem negócios. Ou se está noutro mundo ou se está neste. Não se pode estar com um pé assente na terra e outro no céu. ..."